Fases da Leitura



Pré-Leitura - Fase da descoberta do mundo concreto e da linguagem, instalação das relações entre imagens e palavras. Leitura visual com predileção por textos sobre o cotidiano familiar ou com rimas.

Leitura Iniciante - Nesta fase o inicia o processo de socialização e compreensão da realidade. Com  preferência em textos bem-humorados, onde sagacidade vence a tirania.

Leitura em Processo - Fase em que o leitor acentua o interesse pelo conhecimento. Entrando no mundo dos desafios e dos questionamentos de toda ordem. Atraído pelos textos fantásticos, de fadas, folclore, de humor e animismo.

Leitura Fluente - Fase em que se consolida a  capacidade de abstração e do pensamento formal e reflexivo. Nesta fase as aventuras sensacionalistas e ideais humanitários que envolvem heróis, detetives, fantasmas, ficção e história de amor tem preferência.

Leitura Crítica - Fase que apresenta o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo,  assimilando idéias e entrelinhas. Preferência por narrativas psicológicas, aventuras intelectualizadas, crônicas e contos.