Morfologia do Conto de Fadas


1. Um membro da família sai de casa (o herói é apresentado);
2. Uma interdição é endereçada ao herói ("não vá lá", "vá a tal lugar");
3. A interdição é violada (o vilão aparece no conto);
4. O vilão faz uma tentativa no reconhecimento (o vilão tenta encontrar as crianças/jóias, etc; ou vítima potencial interroga o vilão);
5. O vilão obtém informação sobre a vítima;
6. O vilão tenta enganar a vítima, tentando se apossar da vítima ou de pertences da vítima (ardil; vilão disfarçado tenta ganhar a confiança da vítima);
7. Vítima cai no engodo, involuntariamente ajudando o inimigo;
8. Vilão causa dano/prejudica o membro da família (seqüestrando, roubo de agente mágico, estragando as sementes, saque de outra forma, causa um desaparecimento, expulsa alguém, lança feitiço sobre alguém, troca uma criança, comete homicídio, prende/detém alguém, faz alguém a se casar, causa tormentos noturnos); Alternadamente, um membro da família sente falta de algo, ou deseja algo (poção mágica, etc);
9. Desgraça, ou falta é conhecida, (herói é enviado, ouve chamado por ajuda, etc/uma alternativa é quando o herói vitimado é libertado do aprisionamento);
10. Buscador concorda em, ou decide a, contra-atacar;
11. Herói sai de casa;
12. Herói é testado, interrogado, atacado, etc., preparando caminho para seu agente mágico, ou ajudante (doador);
13. Herói reage às ações do futuro doador (resistindo/falhando no teste, liberta prisioneiro, reconcilia rivais, realiza caridade, usa os poderes do adversário contra ele);
14. Herói adquire uso dum agente mágico (transferido diretamente, localizado, comprado, preparado, aparecendo espontaneamente, comido/bebido, ajuda oferecida por outros personagens);
15. Herói é transferido, entregue ou conduzido às proximidades do objeto de busca;
16. Herói e vilão se engajam em combate direto;
17. Herói é marcado (ferimento/estigmatizado, recebe anel ou cachecol);
18. Vilão é derrotado (morto em combate, derrotado em duelo, morto enquanto dorme, banido);
19. Desgraça inicial ou falta é resolvida (objeto da busca é distribuído, o encantamento é quebrado, a pessoa assassinada é revivida, prisioneiro é libertado);
20. Herói retorna;
21. Herói é perseguido (perseguido tenta matar, devorar, sabotar o herói);
22. Herói é resgatado da perseguição (obstáculos atrasam o perseguidor, o herói se esconde ou é ocultado, herói se transforma de maneira irreconhecível, o herói é salvo da ameaça de morte);
23. Herói irreconhecível chega em casa, ou em outro país;
24. Falso herói apresenta acusações infundadas;
25. Tarefa difícil proposta ao herói (provação, enigmas, testes de força/resistência, outras tarefas);
26. Tarefa é resolvida;
27. Herói é reconhecido (por marca, estigma, ou ao que lhe foi dado);
28. Falso herói ou vilão é exposto;
29. Ao herói é dada nova aparência (é refeito, tornado belo, novas roupas, etc);
30. Vilão é punido;
31. Herói se casa e assume o trono (é recompensado/promovido).