Gestalt- 03

ILUSÃO SEGUNDO A GESTALT

Assim como as Leis da Gestalt auxiliam na boa percepção da forma e do objeto, as chamadas categorias conceituais, têm como objetivo maior sustentar e embasar as leis da Gestalt, sobretudo em relação à sua lei básica de pregnância de forma. São elas: harmonia, desarmonia, equilíbrio, desequilíbrio e contraste:

a) Harmonia – Está relacionada à maneira como as partes da forma estão distribuídas, buscando um todo organizado e com clareza visual. Está relacionada ao equilíbrio da forma e no fácil entendimento visual. A harmonia possui coerência visual das partes, proporcionando a integração destas com os elementos que a compõem proporcionando um todo organizado.

b) Desarmonia – Quando ocorre o inverso da harmonia. A composição encontra-se de tal maneira desorganizada que causa um incômodo visual, existindo uma discordância das partes.

c) Equilíbrio – Está presente quando as forças visuais que agem sobre um objeto estão distribuídas de maneira uniforme provocando uma harmonia visual. O equilíbrio pode ser simétrico ou assimétrico, no primeiro os elementos em questão possuem forças iguais, no segundo as forças são diferentes. O equilíbrio pode ser medido em função de eixos de simetria, tanto axial, na posição horizontal, vertical ou inclinada.

d) Desequilíbrio – É quando as forças visuais que agem sobre os corpos não conseguem equilibrar-se. Este estado pode chamar atenção do observador, ou inquietar.

e) Contraste – O contraste pode acontecer de várias maneiras: de luz e sombra, de cores complementares, de linhas, de formas e ritmo, de passividade, de proporção e escala. Dependendo como for utilizado pode trazer à composição um efeito muito positivo de movimento.

Na visão dos gestaltistas, o comportamento deve ser estudado nos seus aspectos mais globais, nas quais seriam levadas em consideração as condições que alterariam a percepção do estímulo.

Para exemplificar esta teoria, cita-se que, ao visualizar a parte de um objeto, a tendência que ocorre é de restauração do equilíbrio da forma (um fechamento dos espaços vazios). Isso garante a visualização do objeto inteiro e o entendimento do que se está percebendo, fenômeno que é guiado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem o objeto em questão.

Na figura abaixo, você vê, uma jovem ou uma idosa?!

Deste modo, o campo psicológico é entendido como um campo de força que nos instiga a procurar a boa-forma, garantindo a busca da melhor forma possível de resolução de situações, que não estão muito bem estruturadas. Na aprendizagem, a Gestalt vê este mecanismo como reação entre o todo e a parte, onde o primeiro tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido. A designação da compreensão imediata, enquanto entendimento interno é insight.