Gestalt - 02

 


LENDO SEGUNDO A GESTALT

1. Examinar o objeto e segregá-lo em suas partes ou unidades principais.

2. Decompor estas unidades principais segregadas em suas outras unidades compositivas, e assim sucessivamente, até um nível considerado satisfatório.

3. Identificar, analisar e interpretar cada uma das leis da Gestalt em cada unidade, originadas por segregação de natureza variada no objeto, e descrevê-las caracterizando-as, por exemplo, como segregações físicas por meio de suas massas ou volumes e também por outros tipos de segregações como um ou mais de um dos seguintes elementos: pontos, linhas, planos, cores etc. e, ainda, por características de acabamento como, brilho, texturas, relevos positivos ou negativos, e assim por diante.

4. Concluir a leitura visual, interpretando a organização formal do objeto como um todo, atribuindo um índice de qualidade para sua pregnância formal como, por exemplo, baixo, médio ou alto.

5. Análise da estrutura perceptiva do objeto e interpretação conclusiva; seguem duas etapas básicas:

A) Analisar a estrutura perceptiva do objeto em função do seu nível qualitativo, ou seja, em função da boa organização visual do todo e da articulação visual das partes que o compõe, nas suas relações resultantes dentro do contexto, em função da extensa gama de categorias conceituais.

B) Interpretação Conclusiva/Pregnância da Forma: nesta etapa final, por exemplo, o leitor deverá julgar se a imagem do objeto reflete padrões de harmonia e equilíbrio no seu todo e/ou nas suas partes constitutivas. Também o leitor será capaz de julgar outros quesitos relacionados a boa construção da forma.

E obviamente, a análise de leitura visual do objeto por intermédio das categorias conceituais, em que entram a sensibilidade e o repertório do leitor.