Atenção! Saliência Textual

 


No dicionário, saliência quer dizer “proeminência”, ou aquilo que se destaca, sobressai. “Textual” é um adjetivo usado para referir o que é relativo ao texto. Assim, o significado da expressão saliência textual pode ser entendido como “aquilo que se destaca ou sobressai no texto”.

Os textos são, em geral, marcados por elementos que se destacam, que se sobressaem, como título, subtítulos, aspas, negrito, itálico, destaques gráficos, formatação especial de letra, espaços em branco, notas de rodapé, quadros, tabelas. Esses elementos possibilitam melhor legibilidade e são colocados intencionalmente por quem escreve. O bom leitor utiliza essas informações numa leitura de inspeção, isto é, quando passa os olhos pelo texto buscando atingir seus objetivos. Atento aos elementos destacados, ele seleciona aqueles que mais lhe interessam, de acordo com as perguntas que motivam sua leitura. Essa ação ajuda o leitor a criar expectativas sobre o assunto, antecipar ideias, identificar conceitos importantes, permitindo, ainda, que suas hipóteses interpretativas o levem a uma leitura mais fluente.

As formas de tornar ‘salientes’ informações importantes variam dependendo do suporte, portador ou veículo em que o texto se encontra, dos gêneros, da circulação social dos textos, das intenções de quem os produz, dos efeitos de sentido desejados. Por exemplo, numa notícia, as letras do título são maiores do que as do corpo do texto, há legendas sob as fotos e há itálicos marcando sentidos especiais. Já numa propaganda aparecem em destaque, com letras maiores ou cores diferentes, o nome do produto, o preço, o nome da loja, o endereço. No anúncio de um show, ficam ‘salientes’ a data, o horário e o local.

A exploração das saliências textuais pode ser considerada uma estratégia para a construção de sentidos na leitura.

Autor: Delaine Cafiero Bicalho
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG/Faculdade de Letras