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LEITURA SEGUNDO A GESTALT

As imagens, assim como as palavras, têm sentidos múltiplos. A linguagem visual também produz sentidos e, para entendê-los é preciso conhecer sua estrutura, seus elementos constitutivos.

Podemos ter leituras de imagem ligadas à área:

Sociológica – comunicação entre o objeto artístico e o grupo (sociedade).

Semiológica – onde a ênfase está nos símbolos, signos e os sinais presentes na imagem.

lconográfica – nesta leitura são consideras as características do estilo. Estuda-se o conteúdo e o significado da obra, observando sua forma.

lconológica – aqui se procura entender a obra dentro de um contexto, em uma cultura ou filosofia.

Gestáltica – nesta leitura, os elementos visuais são valorizados, analisa-se a estrutura formal dos objetos, sendo que esses elementos considerados separadamente formam o todo da forma.

A Gestalt surgiu no campo da psicologia no final do século XIX, pelo filósofo Von Ehrenfels. Em 1910, três nomes juntaram-se a ele: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941). A tradução literal para o termo Gestalt, se generalizou com o significado de “boa forma”.

Depois de muitos estudos, observações e experimentações, tendo a percepção como fundamental, a Gestalt desenvolveu uma teoria que nos habilita a compreender porque algumas formas nos atraem mais que outras. Nesta teoria, vemos (percebemos) primeiro com o cérebro. Vemos o todo, depois vemos com a retina, quando identificamos as partes desse todo. Ou seja, ao entrarmos numa sala de aula, no primeiro momento percebemos um conjunto de pessoas, cadeiras, formas etc. Depois num segundo momento, percebemos o aluno próximo à janela, o professor e assim por diante.

As leis que auxiliam a interpretação da boa forma (Gestalt), são: Unidade, Segregação, Unificação, Fechamento, Continuidade, Proximidade, Semelhança e Pregnância da Forma.

a) Unidades – uma unidade numa conceituação mais ampla pode ser entendida como o conjunto de mais de um elemento, configurando o todo, propriamente dito, ou seja, o próprio objeto. As unidades formais que configuram o todo podem ser percebidas geralmente pelas subunidades que a constituem e estas podem ser segregadas por diversos modos: por cores, pontos, linhas, planos, volumes, sombras, brilhos etc.


Esta multidão, dentro da conceituação mais ampla, constitui uma unidade como um todo. Por outro lado, cada pessoa também pode ser considerada como uma unidade ou como uma subunidade, dentro do todo.

b) Segregação – é a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar unidades formais em um todo compositivo ou em partes deste todo. Naturalmente, pode-se segregar uma ou mais unidades, dependendo da desigualdade dos estímulos produzidos pelo campo visual.


Para efeito de leitura visual, pode-se também estabelecer níveis de segregação. Por exemplo, identificando apenas as unidades principais de um todo mais complexo, desde que seja suficiente para o objetivo desejado de análise e/ou interpretação da forma do objeto.

c) Unificação – acontece quando os elementos visuais que compõem a forma apresentam semelhança ou igualdade visual. Logo, os elementos visuais da forma promovem fatores de harmonia, equilíbrio e ordenação visual. A unificação da imagem observada pelos fatores de proximidade e semelhança, predominante em muitas das unidades que compõem a imagem. Também pelo seu equilíbrio perfeito, em função de pesos visuais contrabalançados e distribuídos de maneira homogênea.


A harmonia da figura apresenta alto grau de ordenação. O contraste de verticalidade presente confere leveza e sentido de elevação à torre.

d) Fechamento – é quando elementos que compõem a imagem nos passam a sensação de fechamento da forma. A forma não se apresenta encerrada, fechada, mas da maneira como é composta, nós a percebemos no seu todo. Esta lei nos possibilita ver o objeto sem ele estar contornado por linhas fechando sua forma.


Simplificando obtém-se o fechamento visual da forma pela continuidade, numa ordem estrutural definida.

e) Continuidade – acontece quando percebemos que as unidades estão próximas e têm semelhança de forma, proporcionando um todo harmonioso. Possibilita assim fluidez e coerência visual.


f) Proximidade – tem uma variante interessante, pois ela nos dá a percepção de vermos outras unidades, à medida que elementos visuais que formam o objeto estão próximos. A tendência é serem vistos juntos ou unidades dentro de outras unidades.


g) Semelhança – esta lei diz respeito a uma forma quando possui em sua constituição elementos iguais ou de proximidade visual. A semelhança pode ocorrer em função tanto das formas quanto das cores. Ela também possibilita constituir grupos, estabelecendo assim outras unidades.


Semelhança e proximidade são dois fatores que, além de concorrerem para a formação de unidades, concorrem também para promoverem a unificação do todo, daquilo que é visto no sentido da harmonia, ordem e equilíbrio visual.

h) Pregnância da Forma – toda imagem possui esta lei, ela está diretamente ligada ao modo como entendemos a forma ou a mensagem. É chamada de lei básica da Percepção Visual da Gestalt. Segundo esta lei, o elemento que apresentar um entendimento rápido de sua forma ou mensagem, possui alta pregnância. Se levarmos certo tempo para fazer o reconhecimento da forma ou da mensagem ocorre a baixa pregnância. Poranto, se o objeto possui clareza visual, ele possui alta pregnância de forma, se não possui clareza visual, tem baixa pregnância.


Figura A - ALTO GRAU DE PREGNÂNCIA


Figura B - BAIXO GRAU DE PREGNÂNCIA DE FORMA

A figura “A” apresenta melhor organização formal pela própria disposição dos elementos de composição, mais soltos, ordenados e equilibrados visualmente. Já a Figura “B” apresenta um número maior de elementos, é preciso uma maior concentração para entender, prejudicando sensivelmente sua harmonia.

Assim, pode-se afirmar e estabelecer o seguinte critério de qualificação ou julgamento de pregnância: Quanto mais confusa for a organização visual da forma do objeto, menor será o seu grau de pregnância. Quanto mais fácil e rápido for a compreensão, entendimento, leitura ou interpretação, maior será o grau de pregnância.

A imagem abaixo possui: unidade, segregação, proximidade, continuidade, semelhança, continuidade e boa pregnância de forma.