Tipos de Conhecimento Adquiridos na Leitura

 

Conhecimento tácito: As intuições e os palpites subjetivos fazem parte do conhecimento tácito. Não é um conhecimento palpável, e nem explicável. Esse tipo de conhecimento é profundamente pessoal e por este motivo muito mais difícil de ser compartilhado. Ele é empírico e prático. Seu contexto é do aqui e agora. Aborda as sensações e emoções do indivíduo, como também suas crenças, intuições, habilidades e experiência informais, modelos mentais e percepções. Ou seja, é aquilo que acumulamos dentro de nós, fruto do aprendizado, da educação, da cultura e da experiência de vida de cada um.

Conhecimento explícito: É transmitido por palavras, números, fórmulas, ministrados em aulas e palestras, além de poder ser armazenado e transportado em artigos, manuais, livros, planilhas, banco de dados. Sendo visível e tangível, é possível entendê-lo como o conhecimento codificado em linguagem que apresenta uma estrutura formal e sistêmica que facilita sua transmissão, podendo ser mensurado racionalmente e teoricamente. Conhecimento explícito é aquele compartilhado, que é passado a outros para que esses também desenvolvam suas habilidades e possam gerar mais conhecimento e ser passado a outros e assim por diante formando uma cadeia de desenvolvimento científico, cultural, organizacional, emocional, etc.

No entanto, “conhecimento” na essência, é a soma dos dois tipos, tácito e explícito. E os dois podem ser classificados quanto ao seu uso:

Estratégico: Serve para avaliar informações: econômicas, políticas, sociais, tecnológicas... permitindo decisões, criar cenários, desenvolver estratégias e etc.

Operacional: O conhecimento operacional está diretamente ligado à capacidade de realizar tarefas. Por meio dele é possível coletar, organizar, documentar e gerenciar processos, tudo, absolutamente tudo que se faz em qualquer tarefa, em qualquer função, está inserido num processo.

Emocional: um ar mais informal às relações funcionais em qualquer tipo de organização social. Levando-se em conta aspectos socioeconômicos, culturais, religiosos e políticos que serão atingidos por tais conhecimentos.