Linguagem Visual

 

Entre tantas linguagens que possuímos é a visual que nos oferece o ato de ver por um sistema de percepção associado ao órgão de visão. É claro que podemos por meio de outros sentidos conhecer também o mundo, porém é o sentido da visão que permite o reconhecimento e interpretação das imagens de uma forma mais ampla.

A linguagem visual é um conceito teórico de organização espacial que define uma estética final. Também é a estrutura da comunicação visual entre dois indivíduos ou mais, podendo assim ser estabelecida uma comunicação entre culturas diferentes, de classes sociais também diferentes.

Na linguagem visual usamos elementos como: perspectiva, volume dos objetos, rotação, anatomia humana, teoria das cores, teoria da composição, campo visual, textura, tipologia. A combinação desses elementos básicos, estudados mais profundamente, nos darão as condições para serem criadas formas de comunicação visual.

Os signos estarão atuando com muita força neste momento, porque sem o texto, as formas que chamamos de desenhos estão fazendo a comunicação com as mensagens embutidas em suas estruturas. Tudo até aqui é teoria, chamada também de estética e semiótica.

A linguagem visual é a estrutura da comunicação visual entre dois ou mais indivíduos. É um sistema (conjunto articulável) de SIGNOS que combinados entre si, podem produzir uma multiplicidade infinita de significados.

PARA QUE SERVE A LINGUAGEM VISUAL?

• Serve para expressar sensações ou ideias.

• Apura o senso crítico e estético.

• Auxilia no desenvolvimento de produtos e serviços na área da comunicação.

• Conhecer as imagens que nos circundam significa também alargar as possibilidades de contato com a realidade; significa ver mais e perceber mais.

O estudo da linguagem visual possibilita saber quais imagens, quais formas e quais cores usar para comunicar determinadas mensagens. Conhecer as imagens que fazem parte do nosso contexto significa também alargar as possibilidades de contato com a realidade, significa ver mais e perceber mais. Se a linguagem visual usada para comunicar uma mensagem tiver uma boa estrutura, com certeza todos os elementos presentes estarão desenvolvendo corretamente a sua função.