Cinco Dimensões da Leitura

 


De acordo com Gilles Thérien a atividade de leitura contém, cinco dimensões: neurofisiológica, cognitiva, afetiva, argumentativa e simbólica.

Dimensão Neurofisiológica
Considera aspectos físicos que envolvem a leitura e possibilitam a percepção, a interpretação e a memorização de signos; concorrem para este fim o funcionamento de estruturas dos aparelhos visual e cerebral.

Dimensão Cognitiva
Destaca-se a abstração do leitor para que palavras e enunciados ganhem significado e progrida a extensões maiores do texto. Há uma competência relacionada à execução dessas tarefas.

Dimensão Afetiva
A leitura tem a peculiaridade de nos envolver emocionalmente, causando diferentes sensações, conforme nos identifiquemos ou não com o que está sendo lido. Este engajamento essencial na leitura é tratado como dimensão afetiva.

Dimensão Argumentativa
O autor destaca a intenção ilocutória que existe em qualquer texto, cabendo ao leitor, interpelado, adotar ou não a visão que lhe é apresentada.

Dimensão Simbólica
Trata do processo onde o autor traz a interação da leitura com o contexto cultural do leitor (e seus modelos do imaginário coletivo), o qual vai sofrer influências, aceitando ou refutando os sentidos apresentados no texto.